Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Brasil e EUA se Unem em Cooperação Energética para Desenvolvimento de Hubs de Energia Limpa

O Brasil e os Estados Unidos deram início a uma cooperação bilateral com foco na energia. A parceria foi firmada com o objetivo de desenvolver hubs de energia limpa, envolvendo os dois governos e o setor privado. Todos voltados à gestão e produção de energia limpa como hidrogênio e tecnologias de captura, uso e armazenamento de carbono (CCUS).

O início dessa discussão ocorreu na quarta-feira (2), durante o Fórum de Energia Brasil-EUA, evento que reuniu o ministro de Minas e Energia brasileiro, Alexandre Silveira, e a secretária de Energia dos Estados Unidos, Jennifer Granhoim, em Foz do Iguaçu, Paraná. Durante o encontro, o ministro Silveira afirmou que os EUA são parceiros fundamentais para a inovação e desenvolvimento do Brasil no setor energético.

Essa iniciativa é estratégica para o Brasil, que visa desenvolver um conceito abrangente de energia limpa, beneficiando-se das sinergias entre os governos e o setor privado, e obtendo escala econômica para a descarbonização industrial. A cooperação com o governo americano é fundamental para aprender e desenvolver uma regulamentação mais assertiva para o CCUS.

O intercâmbio de experiências entre os dois países é um aspecto relevante deste acordo. O Brasil pretende explorar e aprender com a expertise dos EUA na área de energia nuclear, enquanto os EUA expressam interesse nas políticas públicas brasileiras que asseguraram sucesso e liderança global no setor de biocombustíveis.

A secretária de Energia dos Estados Unidos, Jennifer Granholm, reconheceu e parabenizou a relevância da recente aprovação das leis de hidrogênio de baixa emissão e combustível do futuro no Brasil, evidenciando a importância deste país na implantação de energia limpa e descarbonização de setores de petróleo, gás natural e industrial.

Durante o encontro, também foi anunciada a cooperação dos EUA com o programa Energias da Amazônia, cujo objetivo é descarbonizar os sistemas isolados de energia no Brasil. Além disso, houve a assinatura de um entendimento para que o Brasil seja sede do evento Solar Decathlon para a América Latina e o Caribe, uma competição focada em preparar a próxima geração de profissionais na construção de edifícios de alto desempenho e baixo carbono movidos a energia renovável.

Em suma, esta parceria Brasil-EUA para o desenvolvimento de hubs de energia limpa é um passo significativo em direção à descarbonização e à transformação da matriz energética. Ambos os países esperam com isso impulsionar não apenas a sustentabilidade, mas também a economia através da inovação nesta área crucial.

VEJA MAIS

Estudo mostra que Bolsa Família reduziu mortes por tuberculose

O programa federal de transferência de renda Bolsa Família foi determinante para a redução de…

Prefeito de BH é internado com insuficiência respiratória aguda

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, voltou a ser internado nesta sexta-feira (3). De…

Equipes de Biden e Trump discutem segurança em posse após ataque em Nova Orleans

A Casa Branca anunciou nesta sexta-feira (3) que está trabalhando junto à equipe de transição…