O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) está promovendo a exposição Verdades Eletrônicas, em um esforço para combater a desinformação sobre a segurança das urnas eletrônicas e do processo eleitoral brasileiro. A exibição, localizada no centro da capital paulista, destacará a segurança e a evolução das urnas eletrônicas no Brasil até 29 de outubro.
Os painéis dispostos na exposição proporcionam detalhamentos acerca de todos os processos de auditoria que sustentam a segurança dos equipamentos eleitorais utilizados no país. Além disso, a mostra oferece uma cronologia histórica elucidativa do desenvolvimento da urna eletrônica brasileira e do trajeto do voto – abordando o funcionamento da urna no dia das eleições, o transporte das mídias e a contabilização dos votos.
Entre as curiosidades trazidas pela exibição, estão urnas utilizadas em tempos antigos, feitas de madeira e lona, nos quais eram acondicionados os votos manuscritos. Há, também, uma urna-translúcida, possibilitando que o público visualize o interior do dispositivo. O público tem ainda a chance de conhecer um modelo das primeiras urnas eletrônicas utilizadas nas eleições de 1996.
Para os interessados em aprofundar seus conhecimentos acerca da história eleitoral brasileira, a exposição traz documentos históricos raros, como títulos eleitorais do Brasil Império e da República Velha. Inclusive, um exemplar de um título de eleitora emitido no ano de 1933, após as mulheres terem conquistado o direito ao voto pelo Código Eleitoral de 1932.
A exibição está localizada na Rua Francisca Miquelina, 123, Bela Vista, centro da capital paulista, e aberta ao público das 12h às 18h. Essa é uma oportunidade única para aqueles que desejam entender melhor os mecanismos que garantem a integridade das eleições brasileiras ao mesmo tempo em que exploram a história e o desenvolvimento da tecnologia de votação eletrônica em nosso país.