Na Paralimpíada em andamento em Paris, o Brasil deixou sua marca na natação, garantindo a presença em cinco finais. As qualificações ocorreram nesta quinta-feira (5) na Arena La Défense, provando que o país continua a ser uma grande força no esporte.
Uma atuação que chamou atenção foi da nadadora Carol Santiago, que brilhou nos 100 metros peito da classe SB12, para atletas com baixa visão. Ela cravou o segundo melhor tempo das classificatórias, com 1min19s49, consolidando a vaga para a decisão da competição. Santiago, a maior medalhista de ouro do Brasil, disputará sua sexta e última medalha nesta edição do megaevento esportivo, na capital francesa, a partir das 14h26 (horário de Brasília).
Samuel Oliveira, paulista de 19 anos de idade, será o primeiro brasileiro a cair na água em busca de uma medalha. Ele avançou para a final dos 50 metros livre da classe S5, para atletas com limitação físico-motora. Com um tempo impressionante de 33s59, ele estará na competição de medalhas a partir das 12h37.
Em seguida, Talisson Glock de Santa Catarina e Daniel Xavier Mendes do Rio de Janeiro, entrarão na piscina para brigar por uma medalha nos 100 metros livre da classe S6. Glock conseguiu o terceiro melhor tempo (1min05s76) e Mendes ficou com o quinto tempo (1min07s16) nas classificatórias.
Não podemos esquecer da potiguar Cecília Araújo que detém o melhor tempo nas classificatórias dos 50 metros livre da classe S8, com a incrível marca de 30s44. A tricampeã mundial desta prova busca uma inédita medalha de ouro paralímpica em Paris, com a final sendo disputada a partir das 14h56.
Para fechar o dia com chave de ouro, o Brasil participará na final do revezamento 4×50 metros medley – 20 pontos. A equipe formada por Gabrielzinho, Lídia Cruz, Roberto Alcalde e Vitória Ribeiro avançou para a final com o oitavo melhor tempo (2min51s48), com a disputa acontecendo a partir das 15h02.
O desempenho impressionante dos nossos nadadores demonstra que o Brasil veio para fazer história na Paralimpíada de Paris 2024. E as expectativas são altas para que nossos nadadores continuem quebrando suas marcas pessoais e adicionando mais medalhas ao nosso quadro!