Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Operação conjunta da Polícia Federal e CGU combate organização responsável por fraudes em contratos públicos.

A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deu início a uma ação importante na luta contra a corrupção e os desvios de recursos públicos no país. Na última quarta-feira (4), as duas instituições, juntas, deflagraram a Operação Ypervoli, cujo objetivo é desmantelar uma organização criminosa que tem cometido crimes de fraude a licitação, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro em diversas cidades nas proximidades do Distrito Federal.

A ação envolveu mais de 100 policiais federais e dez servidores da CGU que, cumprindo mandados no Distrito Federal e em Goiás, empreenderam 27 processos de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e oito mandados relativos a medidas cautelares diversas da prisão, todos determinados pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

A operação teve início após diligências realizadas pela Polícia Federal e auditorias conduzidas pela CGU terem permitido a identificação de indícios de fraude ao caráter competitivo da licitação em mais de 100 contratos. A atividade criminosa tem um impacto considerável sobre os cofres públicos, já que os valores desses contratos fraudulentos ultrapassam a marca de R$ 65 milhões.

Tamanha a gravidade do caso que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou o afastamento do prefeito do município investigado. Além disso, foi proibida a realização de novos contratos públicos com as pessoas físicas e jurídicas investigadas. Entre os crimes pelos quais os envolvidos poderão responder estão peculato, corrupção ativa e passiva, fraudes a licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa, reforçando a seriedade das acusações e a necessidade de uma investigação rigorosa. Com informações da Polícia Federal.

VEJA MAIS

Registros de ocorrências no Réveillon caíram no Rio de Janeiro

Registros de ocorrências relacionados ao Réveillon caíram em todo o estado do Rio, de acordo…

Maíra Cardi: quando sangramento pode indicar aborto espontâneo?

A influenciadora Maíra Cardi, 41, revelou em suas redes sociais na quinta-feira (2) que perdeu…

Dino manda suspender repasses de emendas a 13 ONGs que não cumprem transparência

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (3) a suspensão…