A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) renovou recentemente a isenção de registro sanitário da vacina Jynneos e também da vacina Imvanex. Ambas foram adquiridas pelo Ministério da Saúde no intuito de prevenir a disseminação da doença mpox, caracterizada como uma emergência em saúde pública de importância internacional. A prorrogação desta medida foi publicada oficialmente na terça-feira (27), de acordo com o Diário Oficial da União.
Regulamentada por unanimidade pela diretoria colegiada da agência, a autorização, em caráter excepcional e temporário, contempla a renovação da isenção do registro sanitário destes imunizantes pelo período de 180 dias, a partir de 23 de agosto de 2024.
A vacina Jynneos é produzida pela companhia Bavarian Nordic, situada na Dinamarca, enquanto a Imvanex é fabricada pela IDT Biologika GmbH, na Alemanha. Segundo a Anvisa, ambas as doses se referem a um mesmo produto, que possui nomenclatura diferente nos Estados Unidos e na Europa.
No último dia 15, o Ministério da Saúde revelou a negociação para aquisição emergencial de 25 mil doses de vacina contra a mpox junto à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Durante a primeira emergência global por mpox, em 2023, a Anvisa havia já autorizado o uso emergencial da vacina Jynneos, dado que o insumo não possuía licença para comercialização no Brasil. Essa autorização foi aprovada uma vez mais em fevereiro deste ano, com prazo previsto para vencimento neste mês.
A agência também anunciou que a vacina está destinada a adultos com idade igual ou superior a 18 anos. Além disso, informou também que a vacina tem um prazo de validade de até 60 meses, quando conservada corretamente em temperatura que varie entre -60 e -40 graus Celsius.
Em notícia conexa, o Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) informou recentemente que está perto de começar a última etapa no desenvolvimento de uma vacina nacional contra a mpox: os testes em humanos. A vacina brasileira ganhou mais projeção após a declaração de emergência global em razão do risco de disseminação e de um potencial novo surto pandêmico de mpox.