Contra a variante XBB, Rio amplia vacinação até domingo para maiores de cinco anos

Neste cenário desafiador de pandemia, o Rio de Janeiro faz um esforço adicional para combater a variante XBB da Covid-19. Todos aqueles com cinco anos de idade ou mais estão elegíveis para receber a vacina até o próximo domingo, dia 25. Esta é uma campanha expandida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em uma tentativa focalizada de conter a doença que assola o planeta.

Para ser vacinado, a única condição é que a dose anterior da vacina tenha sido administrada há no mínimo um ano. Segundo a SMS, a vacina protege contra novas cepas, diminuindo drasticamente as chances de hospitalização e morte pela doença.

O Rio investe em uma distribuição robusta da vacinação, oferecendo-a em 238 clínicas e centros de saúde municipais espalhados pela cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo. Os centros de vacinação funcionam diariamente das 8h às 22h, garantindo acessibilidade à população.

Outro local onde a vacina está disponível é o Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, localizada no Park Shopping Campo Grande, na zona oeste do Rio. Este local abre todos os dias, seguindo o horário de funcionamento do próprio shopping.

A alta cobertura vacinal é fundamental para preservar a situação epidemiológica estável no Rio. Até agora, o Rio alcançou uma notável cobertura de 98% da população com a primeira e segunda doses da vacina. Contudo, o efeito da vacina não é eterno. Seu impacto decai ao longo do tempo, tornando vital o reforço vacinal com a dose XBB, que foi projetada especificamente contra a subvariante da variante Ômicron XBB.

Pautar a vacinação como um dos pilares fundamentais para a contenção da pandemia e, certamente, para a retomada da normalidade nos mais diversos âmbitos da sociedade, requer a conscientização de todos. Portanto, é urgente a participação da população nesta ampla campanha de vacinação.

A importância da vacinação é evidenciada pelo Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz, que sinaliza um aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na Bahia, Goiás, Paraíba, São Paulo e Sergipe, devido à atuação do Rinovírus e do Sars-CoV-2 que causa a Covid-19.

Considerando que os meses de inverno acarretam um aumento de casos de doenças respiratórias, incluindo a gripe, é imprescindível que os cidadãos cariocas se protejam adequada e ativamente, garantindo a aplicação tanto da vacina da gripe como da Covid-19, assegurando assim uma proteção completa contra as doenças sazonais e Covid-19.

VEJA MAIS

Pesquisa mostra influência de eventos climáticos em surto de oropouche

Os eventos climáticos são os principais responsáveis pela explosão de casos de febre oropouche, de…

Deputado pede que PGR investigue asilo à ex-primeira-dama do Peru

O deputado federal Sanderson (PL-RS) oficiou a Procuradoria-Geral da República (PGR) na quinta-feira (17) para…

EUA planejam retirar cerca de metade de suas tropas da Síria

Os EUA planejam retirar cerca de metade de suas tropas da Síria nos próximos meses…