Na tarde desta última quinta-feira (22), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou uma interrupção no fornecimento de energia elétrica nos estados do Acre e Rondônia. A ocorrência, registrada por volta das 16h47, foi ocasionada devido à perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, bem como o sistema de transmissão em 230 kV que interliga ambos os estados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Até o momento, a extensão exata e o número total de usuários afetados pelo apagão permanecem incertos. Por volta das 17h10, iniciou-se o processo de recomposição da carga, que se estende ao longo de várias horas. No entanto, as causas específicas da interrupção ainda estão sob investigação.
Em resposta à situação, o Ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, emitiu uma nota oficial instruindo a criação imediata de uma sala de situação. Este núcleo de gerenciamento de crises contará com a presença do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da equipe técnica do ministério, com o objetivo de assegurar uma recomposição rápida e eficiente do sistema e acompanhar os procedimentos relacionados à ocorrência.
O MME ainda reforça que apesar do ocorrido, as condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro seguem confiáveis. A última sessão do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ocorrida no início de agosto, já previa a necessidade de ativação de termelétricas à gás natural e de redução do uso das usinas hidroelétricas da Região Norte. Essas medidas são direcionadas à preservação dos rios e dos recursos hídricos, que têm sido afetados pelo quadro de seca atual. Portanto, ainda que imprevistos como este possam ocorrer, ações estão sendo tomadas para garantir a continuidade e eficácia no fornecimento de energia elétrica ao longo do país.