Em seus 12 anos à frente da Igreja Católica, o papa Francisco, que faleceu na segunda-feira (21) aos 88 anos, fez questão de compartilhar sua visão sobre a educação como agente transformador da sociedade em diversos comunicados, cartas, mensagens, documentos e orações.
Em mais de uma ocasião ele defendeu o direito de crianças e jovens à educação e a um futuro melhor. Uma de suas falas mais contundentes foi em janeiro de 2025, quando comentou que “o mundo vive uma catástrofe educativa” em que 250 milhões de crianças são impedidas de ir à escola por causa de guerras e da pobreza.
Relembre 7 frases relevantes do papa Francisco sobre a educação
Pontífice também falou sobre a função da família e de professores como agentes catalisadores de mudanças
- Catástrofe educativa: “Vivemos uma catástrofe educativa no mundo, onde cerca de 250 milhões de crianças não têm instrução por causa das guerras, da crise migratória e da pobreza. Rezemos para que os migrantes, os refugiados e as pessoas afetadas pela guerra vejam sempre respeitado o seu direito à educação, necessária para construir um mundo mais humano”, apelou o pontífice no início de 2025.
- Questão de amor: “Pensamos que a educação seja um dos caminhos mais eficazes para humanizar o mundo e a história. A educação é sobretudo uma questão de amor e responsabilidade que se transmite, ao longo do tempo, de geração em geração”, disse em vídeo aos participantes do Pacto Educativo Global em 2020.
- Educação liberta: “Toda geração deveria pensar em como transmitir seus saberes e seus valores à geração futura, pois é através da educação que o ser humano alcança o seu potencial máximo e se torna um ser consciente, livre e responsável”, afirmou em 2020 em audiência com representantes do congresso “Educação: O Pacto Global”.
- Papel da família: “Uma das maneiras fundamentais de melhorar a qualidade da educação no âmbito escolar é conseguir uma maior participação das famílias e comunidades locais nos projetos educacionais. Elas fazem parte da educação integral, pontual e universal”, declarou também em 2020.
- Investimento na formação dos professores: “Se o nosso objetivo é oferecer a cada indivíduo e cada comunidade o nível e conhecimento necessários para ter sua própria autonomia e ser capaz de cooperar com os outros, é importante investir na formação dos educadores com os mais elevados padrões de qualidade, em todos os níveis acadêmicos”, avisou em uma mensagem direcionada aos educadores em 2023.
- Compromisso com a vida: “O educador é uma testemunha que não oferece os seus conhecimentos mentais, mas as suas convicções, o seu compromisso com a vida”, falou também em 2023 em relação ao papel dos professores na inclusão escolar e no combate ao bullying.
- Amor à literatura: “Um bom livro abre a mente, estimula o coração, treina para a vida”, pontuou em 2024 em carta aberta aos candidatos ao sacerdócio, na qual destacou ainda o valor da leitura de romances e poemas no caminho do amadurecimento pessoal.
Francisco foi o primeiro papa latino-americano; relembre sua história