A matemática pode parecer um bicho de sete cabeças para os estudantes. Dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, na sigla em inglês) mais recente mostraram que a ansiedade em relação à disciplina cresceu entre os alunos brasileiros. Mas a matemática não precisa ser assustadora, e existem alguns filmes que podem ajudar os estudantes a perderem o medo.
A CNN fez uma lista de cinco filmes que podem começar a mudar a ideia de quem tem medo de matemática. Afinal, é uma matéria na escola que pode render aplicações muito divertidas.
“Uma Mente Brilhante” (2001)
O longa conta a história do matemático John Nash, que luta contra a esquizofrenia ao mesmo tempo que busca uma ideia original. O filme coloca em pauta a visa pessoal e profissional de Nash, além de encantar com a genialidade do matemático.
“Quebrando a Banca” (2008)
O filme mostra as ações de um grupo de alunos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) em cassinos para ganhar o jogo de cartas blackjack, também conhecido como 21. O filme mostra o tema de probabilidade de uma forma divertida.
“O Jogo da Imitação” (2014)
A obra conta como Alan Turing, considerado o pai da computação, liderou uma equipe britânica durante a Segunda Guerra Mundial para quebrar o código de comunicação usado pelos alemães. O longa mostra a importância da matemática em momentos cruciais da história.
“Estrelas Além do Tempo” (2016)
Baseado em história real, o filme conta o dia a dia de três matemáticas negras, Katherine G. Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), que trabalharam na Nasa no contexto da Guerra Fria. Além do trabalho, elas têm de lidar com discriminação racial e de gênero.
“Gênio Indomável” (1997)
O filme mostra a história de um jovem que trabalha como faxineiro em uma universidade, mas chama a atenção ao resolver um problema matemático proposto por um professor. Apesar de ter talento com a disciplina, ele é preso por problemas comportamentais e é obrigado a passar com um terapeuta.
1% dos alunos no Brasil tem desempenho máximo em ciências e matemática